Prevenção ao Câncer de Mama o ano inteiro! Cuide-se, Previna-se, Ame-se!

14 Nov 2018

Sempre falamos da prevenção ao câncer de mama no mês de Outubro, mas é importante se cuidar e se prevenir sempre, realizando o autoexame diariamente para conhecimento do próprio corpo, pois facilita a identificação de alguma alteração quando houver. Manter alimentação saudável e praticar exercícios físicos previnem, além de trazerem mais saúde e bem estar aos seus dias.

O câncer de mama é uma doença que ocorre devido ao desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam repetidamente até formarem um tumor maligno ou não. O sintoma mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço na mama ou nas axilas, que pode doer ou não, a mama pode também ter o aspecto de “casca de laranja”, caso você tenha identificado algum desses sintomas é importante consultar seu médico, ele poderá solicitar exames como a ultrassonografia e a mamografia para avaliar melhor.

Você deve estar se perguntando como a fisioterapia pode te ajudar? Vou explicar um pouquinho!

Quando a melhor alternativa de tratamento sugerida pelo seu médico for a mastectomia, a partir daí inicia-se o acompanhamento com o fisioterapeuta, nesse momento você tem oportunidade de falar sobre suas ansiedades, tirar duvidas sobre os pontos e movimentação do braço. Nessa fase o fisioterapeuta avalia a presença de alterações posturais e tensionais, avalia a força muscular dos braços e sua amplitude de movimento e oriente a paciente como será o acompanhamento no pós-operatório e as possíveis complicações.

No pós-operatório, o objetivo da fisioterapia é restabelecer brevemente a função do braço, prevenir complicações respiratórias, diminuir a dor e prevenir a formação de linfedema, cicatrizes, fibroses e aderências. Para isto você deve seguir corretamente as orientações fornecidas pelo seu fisioterapeuta e realizar os exercícios propostos.

Já fez seu autoexame hoje?
Estamos sempre à sua disposição!

PASSE ADIANTE!
DEIXE SEU LIKE

Cá entre nós...

Olá, hoje quero te levar a uma reflexão sobre a FELICIDADE! Vem comigo?

March 18, 2018

Fala, Fisio!